Antes de iniciar, leia o conteúdo "Manual do Usuário" e defina a sua estratégia de implantação.
Configure o seu laboratório no Molar.
Informe seus dados cadastrais, telefones, logotipo, etc.
⇒ Diversos campos das configurações possuem um “?”, com a explicação de seu comportamento. Leia. Caso seja do seu interesse, use.
Configure o seu Laboratório no Molar
CONFIGURAÇÃO / OPERAÇÕES / Laboratório
Registre seus colaboradores (funcionários fixos ou temporários), controle os períodos de férias coletivas e ainda pode usar o registro de ponto (não oficial).
Crie os Colaboradores
PESSOAL / COLABORADOR / Função de Colaborador
PESSOAL / COLABORADOR / Tipos de Vínculo
PESSOAL / COLABORADOR / Colaborador
Agende as Férias Coletivas/Recesso
PESSOAL / FÉRIAS COLETIVAS/RECESSO / Agenda Férias Coletivas/Recesso
Controle o Ponto dos funcionários
PESSOAL / PONTO / Registro do Ponto
⇒ Não é oficial, apenas um controle interno, administrativo.
Informe seus bancos, suas contas-correntes, contas-caixa etc.
⇒ Crie pelo menos uma conta bancária, pois quando for registrar um cheque, recebido de um cliente, que será depositado em uma conta do laboratório, será necessário informar a conta bancária.
Crie seus Bancos
FINANCEIRO / BANCO E CAIXA / Bancos
Crie seus Tipos de Conta Financeira
FINANCEIRO / BANCO E CAIXA / Tipo de Conta Financeira
⇒ Tipos clássicos são “Conta-corrente”, “Poupança” e “Aplicação”.
Crie suas Contas Financeiras
FINANCEIRO / BANCO E CAIXA / Conta Financeira
⇒ Crie as contas-correntes/poupança de seus bancos assim como suas contas-caixa (aquela pasta ou gaveta que mantém cheques ou dinheiro, para compras rápidas.)
⇒ Atenção: Ao receber um cheque de um cliente e vá depositá-lo em uma conta do laboratório, é necessário que crie essa conta financeira no Molar e informe-a no recebimento do cheque. O Molar saberá identificar que é uma conta do Laboratório e esse cheque deixará de ser exibido na relação dos cheques disponíveis (para uso em pagamentos).
Registre lançamentos nas CC de Contas Financeiras
FINANCEIRO / BANCO E CAIXA / CC de Conta Financeira.
⇒ Normalmente, o primeiro lançamento nas contas financeiras é o saldo atual.
Etapa que abrange desde os cadastros (produtos, etapas de produção etc), Ordem de Produção, Rota, Contas a Receber, Recebimento e Geração do Recibo.
Crie as Seções de produtos
COMERCIAL / PRODUTO / Seção.
Crie os Produtos
COMERCIAL / PRODUTO / Produto.
Repare que o cadastro do produto possui o preço do produto. Isso significa que a Tabela Padrão do seu laboratório será emitida a partir do cadastro do produto.
Crie seus próprios Subestágios de Produção
PRODUÇÃO / ESTÁGIO E ETAPA DE EXECUÇÃO / Estágio e Subestágio
⇒ Este cadastro não precisa se feito agora, se preferir pode deixar para mais tarde.
Crie as Etapas de Execução
PRODUÇÃO / ESTÁGIO E ETAPA DE EXECUÇÃO / Etapa de Execução.
Crie todas as etapas de execução que seu laboratório usa.
Exemplos: Troquelização, Toalete, Duplicação de modelo, Aplicação, Acabamento etc.
Em seguida irá associar cada Produto com uma ou mais Etapas de Execução.
Crie as Regras para Execução e Comissão
PRODUÇÃO / ESTÁGIO E ETAPA DE EXECUÇÃO / Regra para Execução e Comissão
Cada Etapa de Execução de cada Produto pode ser executada por um ou mais protéticos assim como também por um ou mais fornecedores.
Crie os Clientes
COMERCIAL / CLIENTE / Cliente.
⇒ A tela do cadastro do cliente é dividida em partes. Primeiro cadastre a parte superior da tela e depois as partes abaixo, divididas através das abas.
⇒ Cadastre pelo menos 1 CD/TPD e 1 Local, pois serão necessários para registrar a OP (Ordem de Produção).
Crie os Nomes das Tabelas de preços Personalizadas
COMERCIAL / TABELA DE PREÇO / Nome de Tabela Personalizada.
Depois de criar o nome da tabela personalizada, você poderá criar personalizações de preço e/ou de nome de produto e associá-las aos clientes.
Crie as Personalizações
Personalize descontos ou acréscimos de preços, em % ou valor fixo e até mesmo o nome do produto (o cliente pode exigir que os nomes dos produtos sejam conforme ele prefere).
⇒ Caso sejam poucos produtos a serem personalizados, utilize essa opção:
COMERCIAL / TABELA DE PREÇO / Personalização.
⇒ Caso sejam muitos ou todos os produtos a serem personalizados, utilize essa opção:
COMERCIAL / TABELA DE PREÇO / Personalização a partir da tabela padrão
⇒ Caso sejam muitos ou todos os produtos a serem personalizados, utilize essa opção:
COMERCIAL / TABELA DE PREÇO / Personalização a partir da tabela personalizada.
⇒ Por fim, associe o nome da tabela personalizada ao cliente:
COMERCIAL / CLIENTE / Cliente
Crie as Cidades dos Estados que seu Laboratório atende.
LOGÍSTICA / LOCALIDADE / Cidade.
Crie os Agentes de Rota
LOGÍSTICA / LOCALIDADE / Agente.
⇒ Agente de rota é a pessoa ou empresa que executa a rota. Normalmente um boy, motoboy, correios etc.
Crie as Regiões de Rota
LOGÍSTICA / LOCALIDADE / Região.
⇒ Região é uma área geográfica a que o Agente atende e por isso precisa informar qual Agente atende a essa região.
Exemplos:
“Próxima”: seria a região que seu boy executa.
“Distante sul/norte” :seria a região que seu motoboy a e b executam.
“Distante leste/oeste” :seria a região que seu motoboy c executa.
“Muito distante”: seria a região executada pelos correios.
⇒ Uma Região está associada a somente 1 Agente de Rota.
Sendo assim como resolver a situação onde o laboratório possui 3 Agentes (3 boys por exemplo) para executarem a mesma região?
Essa não é uma questão de solução simples, pois existem diversos critérios de distribuição/balanceamento da carga de trabalho.
Como alternativa, crie 1 Agente com um nome genérico e mais os três Agentes específicos.
Por exemplo:
Agente genérico “boys”, Agente “fulano”, Agente “ciclano” e Agente “beltrano”.
Associe a Região ao Agente genérico “boys” para que na finalização das OPs as atividades de rota sejam atribuídas ao Agente “boys”.
Agora, faça a distribuição/balanceamento da carga de trabalho entre os 3:
Pode alterar cada atividade de rota ou selecionar algumas atividades, usando ou não o filtro lateral, clicar o botão [Bal.Carga Agente] e informar o agente destino.
Crie os Bairros (com Região)
LOGÍSTICA / LOCALIDADE / Bairro (com Região)
Caso o bairro já esteja pré-cadastrado, apenas o associe à Região.
Caso o bairro não exista, crie um novo registro de Bairro.
Ajuste os saldos iniciais de seus Clientes
FINANCEIRO / CONTA-CORRENTE (CC) / CC de Cliente
⇒ Será exibida uma tela de filtro. Clique em [ok] e a tela de listagem, com o botão [Novo] será exibida. Registe um lançamento do o saldo do cliente.
Ajuste os saldos iniciais de seus Colaboradores
FINANCEIRO / CONTA-CORRENTE (CC) / CC de Colaborador
⇒ Será exibida uma tela de filtro. Clique em [ok] e a tela de listagem, com o botão [Novo] será exibida. Registe um lançamento do o saldo do colaborador.
Crie as Ordens de Produção (OP) em Andamento
Bem, agora que vai iniciar o registro das OPs, é importante que ajuste os saldos dos Clientes e dos executores (protéticos e/ou fornecedores) de etapas. Sempre que uma OP for finalizada, o Molar irá lançar débitos nas contas-correntes dos clientes e créditos nas contas-correntes dos executores de etapas.
FINANCEIRO / CONTA-CORRETE (CC) / CC de Cliente
FINANCEIRO / CONTA-CORRETE (CC) / CC de Colaborador
FINANCEIRO / CONTA-CORRETE (CC) / CC de Fornecedor
Agora vamos regstrar as OPs:
PRODUÇÃO / PRODUÇÃO / OP em Andamento
⇒ A tela do cadastro da OP é dividida em partes. Primeiro, cadastre a parte superior da tela e depois, as partes abaixo, divididas através das abas.
Registre a execução das etapas. A execução das etapas poder ser realizada de várias formas:
a) Ao término da produção, pelo setor administrativo.
b) Durante a produção, pelos protéticos, com um dispositivo dedicado a cada um.
c) Durante a produção, pelos protéticos, com um dispositivo dedicado a um grupo de protéticos.
⇒ Ao finalizar a OP, selecionando o estágio “3 – Finalizada”, um débito no valor da OP é lançado na conta-corrente do cliente, créditos referentes às comissões das etapas de execução são lançados nas contas-correntes dos protéticos e a inclusão na rota (de entrega) é lançada automaticamente (caso o subestágio selecionado tenha “Inclui na Rota?” = “S”.
Visualize a Carga de trabalho de sua produção
PRODUÇÃO / PRODUÇÃO / Carga x Dia
Gerencie Qualidade de sua produção
PRODUÇÃO / QUALIDADE / Estatística de Ajuste
PRODUÇÃO / QUALIDADE / Causa de Repetição
PRODUÇÃO / QUALIDADE / Causa de Reabertura
PRODUÇÃO / QUALIDADE / Prazo de Entrega
Visualize, altere, inclua ou cancele registros na Rota
LOGÍSTICA / ROTA / Rota
⇒ Para cancelar um registro na Rota, clique id no C, F ou E (Cliente, Fornecedor ou Extra), vá em “Situação” e passe o registro para “Cancelada”.
Visualize o Contas a Receber e registre os recebimentos
FINANCEIRO / RECEBIMENTO / Contas a Receber e Recebimento
Veja o Recebimentos Realizados
FINANCEIRO / RECEBIMENTO / Recebimento Realizado
⇒ Caso receba em cheque e informe uma “Conta Destino” que seja uma conta de banco, o Molar entenderá que esse cheque será depositado e portanto não será exibido na relação de cheques disponíveis (para pagamentos). Do contrário, caso a “Conta Destino” não seja uma conta bancária, ele será exibido na relação de cheques disponíveis para se selecionado e usado em um pagamento.
Caso ainda não tenha implantado o processo Pagamento no Molar, crie uma conta financeira temporária apenas para receber esses cheques.
Emita o Recibos
FISCAL / RECIBO / Geração de Recibo
Esta etapa abrange todos os cadastros e processos usados desde a compra até o pagamento. Passa pelos cadastros, pelas Ordens de Compra (OC), Estoque, Contas a Pagar e Pagamento.
Crie os Itens de Gasto
ADMINISTRATIVO / ITEM de GASTO / Item de Gasto
Crie os Fornecedores
SUPRIMENTO / FORNECEDOR / Fornecedor
Pode usar o atalho “+” para criar o Tipo de Fornecimento. Exemplos de Tipo de Fornecimento: “Matéria Prima e Equipamento”, “Informática”, “Material de Escritório” etc. Não crie muitos tipos, pois serão usados em relatórios para saber para onde vai o seu dinheiro e para filtrar/buscar seus fornecedores.
Ajuste os saldos iniciais de seus Fornecedores
FINANCEIRO / CONTA-CORRENTE (CC) / CC de Fornecedor
⇒ Será exibida uma tela de filtro. Clique em [ok] e a tela de listagem, com o botão [Novo] será exibida. Registe um lançamento do o saldo do fornecedor.
Crie os Gastos Recorrentes de Diversos
FINANCEIRO / GASTO RECORRENTE / Cad.Gasto Recorr.c/Diversos (GR)
⇒ A criação do GR não gera o compromisso a pagar automaticamente, é necessário que crie compromisso a pagar no CAP. Porém, caso registre as informações da “*** RECORRÊNCIA PARA CONTAS A PAGAR ***”, elas permitirão que use uma funcionalidade muito interessante do CAP:
Exemplo: Se for uma recorrência mensal, e queira gerá-la para 1 ano, basta 1 click no botão [Novo Multi] do CAP para que as 12 ocorrências (12 meses) sejam geradas.
Crie os Gastos Recorrentes de Folha de Pagamento
FINANCEIRO / GASTO RECORRENTE / Cad.Gasto Recorr. c/Folha Pagto (FP)
Crie as OCs (ordens de compra)
O estágio inicial da OC é sempre “Criando”. Passe por cada estágio, alterando-o e salvando a OC, até o estágio “Finalizada”. Algumas informações são pré-requisitos para avançar um estágio. Exemplo, para estágio “Aguardando Aprovação” é necessário informar o Fornecedor, o Contas a Pagar (CAP) e ter pelo menos um Item na OC. Para estágio “Finalizado” é necessário ter recebido todos os Itens da OC.
SUPRIMENTO / COMPRAS / Ordem de Compra (OC) em Andamento.
⇒ Caso queira usar o campo “Comprador Resp.” nesse momento, será necessário cadastrar o colaborador. Veja o módulo “Pessoal”.
⇒ Caso o item comprado seja de estoque, conforme registre o recebimento, a entrada no estoque é registrada automaticamente.
⇒ Repare que antes de criar a OC, é necessário que saiba que item e em qual quantidade ele deve ser comprado. Para isso, existem dois relatórios (explicados no manual do usuário): “Necessidade de Reposição: Sugerida” e “Necessidade de Reposição: Ponto de Pedido”.
Controle o Estoque dos itens
Ao realizar o cadastro do Item de Gasto, foi informado se o item é de estoque. Caso seja um item de estoque, isso significa que ele possui controle de estoque, ou seja, permite realizar movimentos de estoque (entradas e saídas) manuais e os recebimentos da OC são registrados automaticamente.
Registre os movimentos (entradas e saídas)
SUPRIMENTO / ESTOQUE / Movimento de Estoque de item
Emita a relação com os saldos dos itens
SUPRIMENTO / ESTOQUE / saldo em estoque
⇒ Sugerimos que faça um inventário periódico do estoque. Emita a relação dos saldos, compare com uma contagem física e realize os movimentos de ajuste, caso necessário.
Registre os compromissos a pagar, gerando o Contas a Pagar (CAP)
FINANCEIRO / PAGAMENTO / Contas a Pagar (CAP) e Pagamento.
[Novo Multi]: Inclui vários CAP de GR e FP baseados na recorrência.
[Novo DI]: Inclui CAP direto sem ser de Gasto Recorrente.
[Novo GR]: Inclui CAP de Gasto Recorr.c/Diversos (GR)
[Novo FP]: Inclui CAP de Gasto Recorr.c/Folha Pagto (FP)
TODOS os compromissos a pagar são exibidos em uma única tela, facilitando Os compromissos a pagar referentes às OCs Aprovadas já são exibidas.
TODOS os compromissos a pagar são exibidos em uma única tela, facilitando a gestão.
⇒ No caso das comissões, use a opção de Gasto Recorrente de FP, com uma estimativa média do que paga ao protético. Quando o período terminar, veja qual o saldo do comissionado e ajuste o CAP.
Registre os Pagamentos
FINANCEIRO / PAGAMENTO / Contas a Pagar (CAP) e Pagamento.
Caso tenha configurado a obrigatoriedade de informar a Conta Financeira em CONFIGURAÇÃO / OPERAÇÕES / Financeiro, será necessário informar de qual conta financeira o valor será retirado. Nesse caso, será necessário que a conta financeira tenha crédito suficiente para a retirada. Para criar uma conta financeira e registrar um crédito nela, vá até Banco e Caixa.
Para pagar, clique no número do CAP ou no botão [PAG s/CAP]. Ao clicar no ID da coluna CAP uma tela será exibida para registrar os pagamentos referentes a esse CAP. O pagamento pode ser único, parcial e ainda combinado, ou seja, parte em espécie e parte em cheque por exemplo.
Caso não exista CAP, use o [PAG s/CAP] para pagar.
Existe opção de criar lotes de CAP para facilitar o pagamento. Exemplo: Fez 15 compromissos a pagar no seu cartão de crédito. Crie um lote com esses 15 compromissos e pague de uma única vez, parcial ou combinado.
Sempre que um CAP é 100% quitado, ele deixa de ser exibido no CAP.
Visualize os Pagamentos realizados
FINANCEIRO / PAGAMENTO / Pagamento realizado.
⇒ Caso tenha registrado cheques de recebimentos de clientes, que não foram usados em registros de pagamentos no Molar (pois o processo de pagamento ainda não estava sendo usado no Molar), será necessário informar que esses cheques não estão mais disponíveis, para que deixem de ser exibidos na relação dos cheques disponíveis.
Informe uma conta financeira de destino que seja um conta de banco. O Molar vai entender que o cheque foi depositado na conta do laboratório.
Todo profissional liberal precisa gerar o Livro-Caixa. O Molar facilita essa geração.
Emita a Escrituração para o Livro-Caixa
FISCAL / LIVRO-CAIXA / Escrituração – Gastos Dedutíveis para Livro-Caixa
FISCAL / LIVRO-CAIXA / Escrituração – Receitas para Livro-Caixa
O módulo de Infraestrutura trata de três assuntos: Problema, Manutenção Preventiva e Seguro.
PROBLEMA
Crie os Estágios de Problema
INFRAESTRUTURA / PROBLEMA / Estágio de Problema
Os mais usados, são “Aguardando início”, “Resolvendo” e “Resolvido”. Mas é um cadastro livre e pode ser feito como achar melhor.
Crie as Prioridades de Problema
INFRAESTRUTURA / PROBLEMA / Prioridade de Problema
As mais usadas, são “Emergencial”, “Alta”, “Média” e “Baixa”. Mas é um cadastro livre.
Faça os registros dos Problemas em Andamento
INFRAESTRUTURA / PROBLEMA / Problema em Andamento
⇒ Conforme eles forem sendo resolvidos, passam a ser exibidos na listagem “Problema Resolvido”.
O registro simplificado de um Problema
INFRAESTRUTURA / PROBLEMA / Registro (simplificado) de Problema
O registro de um Problema requer diversas informações, como a Prioridade, o Estágio em que ele se encontra, quem será o Executor etc. O demandante não saberia como registrar essas informações e portando, deve usar o registro simplificado de Problema, onde apenas informa o fato.
MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Crie os procedimentos de Manutenção Preventiva
INFRAESTRUTURA / MANUTENÇÃO PREVENTIVA / Manutenção Preventiva
Com os procedimentos registrados, imprima essa listagem e a use para auxiliar na execução da manutenção.
Verifique, periodicamente, os Itens de Infraestrutura Ativos fora da Manutenção Preventiva
INFRAESTRUTURA / MANUTENÇÃO PREVENTIVA / Item de Infra Ativo fora da Manut. Prev.
Essa verificação é importante para que não deixe de criar o procedimento para um importante item de infraestrutura.
SEGURO
Liste os Item de Infra para Seguro (Ativo e c/NF)
INFRAESTRUTURA / MANUTENÇÃO PREVENTIVA / Item de Infra para Seguro (Ativo e c/NF)
Caso faça seguro (roubo e/ou incêndio) de seus equipamentos, essa listagem pode ser muito útil. Ela exibe os itens de infra, ativos, com Nota Fiscal. Normalmente, as seguradoras não aceitam equipamentos sem nota fiscal.
Verifique os Itens de Infraestrutura Inativos
INFRAESTRUTURA / MANUTENÇÃO PREVENTIVA / Item de Infra Inativo
No caso de possuir seguro (roubo e/ou incêndio) de seus equipamentos, essa listagem pode ser útil para remover itens que estão cobertos pela apólice de seguro e que devem ser removidos, para redução do valor do seguro.
Crie seu departamento de ouvidoria, controle seus projetos e suas reuniões.
OUVIDORIA
Crie os Tipos de Caso de Ouvidoria
ADMINISTRATIVO / OUVIDORIA / Tipos de Caso de Ouvidoria
Os clássicos são “Reclamação”, “Sugestão” e “Elogio”, mas pode criá-los como achar melhor.
Crie as Partes Causadoras de Casos de Ouvidoria
ADMINISTRATIVO / OUVIDORIA / Parte Causadora de Caso de Ouvidoria
Os clássicos são o “Cliente” e o próprio “Laboratório”, mas pode criar os que quiser.
Crie os Casos de Ouvidoria
ADMINISTRATIVO / OUVIDORIA / Caso de Ouvidoria em Andamento
⇒ Conforme eles forem sendo solucionados, passam a ser exibidos na listagem “Caso de Ouvidoria Solucionado”.
⇒ Existe uma configuração (CFG / OPERAÇÕES / Administrativo) para definir se um e-mail, com o histórico do caso, será enviado ao cliente assim que o caso for solucionado.
PROJETOS
Crie as Prioridades dos Projetos
ADMINISTRATIVO / PROJETO / Prioridade de Projeto
As clássicas são “Emergencial”, “Alta”, “Média” e “Baixa”, mas podem ser criadas outras.
Crie seus Projetos
ADMINISTRATIVO / PROJETO / Projeto
⇒ Conforme eles forem sendo finalizados, passam a ser exibidos na listagem “Projeto Finalizado/Cancelado”.
REUNIÕES
Registre suas Reuniões
ADMINISTRATIVO / REUNIÃO / Reunião
A gestão dos processos vai ajudar muito no controle e acompanhamento de seu laboratório. Sugerimos o seguinte roteiro:
a) Preparação
a1) Identifique seus principais Processos. Exemplos: Financeiro, Comercial, Suprimentos, Produção etc.
a2) Identifique os principais Subprocessos dos Processos: Exemplos:
Suprimentos: Compras, Estoque, Manter Cadastro de Fornecedor etc.
Financeiro: Contas a Pagar/Pagamento. Contas a Receber/Recebimento etc.
a3) Identifique as principais Atividades de cada Subprocesso. Exemplo:
Compras: Identificar necessidades, Cotar, Comprar, Receber (itens comprados) etc.
b) Registre os Processos e Subprocessos
GERENCIAL / PROCESSO / Processo e Subprocesso
c) Registre as Atividades
GERENCIAL / PROCESSO / Atividade
⇒ Repare na parte “*** RECORRÊNCIA da ATIVIDADE (usado na Agenda) ***”. É aqui que fará a integração das Atividades com a Agenda Administrativa.
d) Crie e use a Agenda em Atividade Pendente da Agenda
ADMINISTRATIVO / AGENDA / Atividade Pendente da Agenda
As atividades da Agenda podem ser criadas uma a uma ou automaticamente, caso tenha preenchido os campos referentes à recorrência da atividade.
Conforme forem sendo executadas, elas deixam de ser pendentes e passam a ser exibidas na Atividades Executadas.
e) Visualize as Atividades Executadas da Agenda
ADMINISTRATIVO / AGENDA / Atividade Executada da Agenda
São relatórios importantes para a gestão e tomada de decisão no laboratório.
Vendas
GERENCIAL / RELATÓRIOS DE VENDAS / …
Gastos
GERENCIAL / RELATÓRIOS DE GASTOS / …
Especiais
GERENCIAL / RELATÓRIOS ESPECIAIS / …
Onde se configura como os módulos irão se comportar.
Essas configurações não são obrigatórias e podem ser feitas a qualquer momento, mas são elas que vão “ajustar” o Molar ao seu laboratório.
⇒ A configuração dos módulos pode ser feita aos poucos, sob demanda e a qualquer momento.
⇒ Diversos campos das configurações possuem um “?”, com a explicação de seu comportamento. Leia. Caso seja do seu interesse, use.
Configure o módulo Produção
CONFIGURAÇÃO / OPERAÇÕES / Produção
Configure o módulo Logística
CONFIGURAÇÃO / OPERAÇÕES / Logística
Configure o módulo Infraestrutura
CONFIGURAÇÃO / OPERAÇÕES / Infraestrutura
Configure o módulo Suprimento
CONFIGURAÇÃO / OPERAÇÕES / Suprimento
Configure o módulo Administrativo
CONFIGURAÇÃO / OPERAÇÕES / Administrativo
Configure o módulo Financeiro
CONFIGURAÇÃO / OPERAÇÕES / Financeiro
Configure o módulo Fiscal
CONFIGURAÇÃO / OPERAÇÕES / Fiscal
O módulo Configuração trata da adequação do uso dos módulos e da segurança (usuários e direitos). Ele pode ser implantado, aos poucos, sob demanda e a qualquer momento.
A segurança no Molar está dividida em Segurança Básica e Segurança Especial.
SEGURANÇA BÁSICA
Crie seus Grupos
CONFIGURAÇÃO / SEGURANÇA BÁSICA / Grupo
⇒ O Grupo será criado com acessos às aplicações do(s) módulo(s) selecionado(s).
⇒ Para selecionar mais de 1 módulo, mantenha a tecla [Ctrl] pressionada e clique nos módulos.
⇒ Para criar um grupo sem acesso algum, use “Sem acessos”.
O Molar permite que você associe os grupos com as operações nas aplicações. Por exemplo, o grupo “x” pode acessar a aplicação de cadastro de clientes mas não pode excluir o cliente.
Crie seus Usuários
CONFIGURAÇÃO / SEGURANÇA BÁSICA / Usuário
⇒ Informe a que grupos ele pertence, restrições de dias e horários de acesso, etc.
CONFIGURAÇÃO / SEGURANÇA BÁSICA / Controle de Acesso de Grupo
⇒ Aqui você poderá mudar livremente todos os acessos que os grupos possuem. Incluir, alterar e excluir.
⇒ É necessário que o login do usuário seja feito após a alteração no controle de acesso.
SEGURANÇA ESPECIAL
Algumas atividades são especiais e não devem ser liberadas para todos os usuários cadastrados. Sendo assim, o Molar permite que você informe os usuários que possuem os direitos especiais. Por exemplo, o usuário “x” pode alterar limite de crédito de cliente.
Visualize os Direitos Especiais
CONFIGURAÇÃO / DIREITO ESPECIAL / Direito Especial
Associe os Direitos Especiais x Usuários
CONFIGURAÇÃO / DIREITO ESPECIAL / Direito Especial x Usuário
Observe que alguns direitos especiais possuem um “valor de restrição”. Exemplo:
O direito especial “Aprovar/Reprovar OC”, ou seja, o poder de aprovar ou reprovar ordens de compras, usa o valor da restrição como o limite do valor de uma OC que pode ser aprovada. O usuário “x” pode aprovar OCs até R$ 10.000,00 já o usuário “y”, só pode aprovar até R$ 200,00.
Browser: Chrome, Firefox
Resolução de Vídeo: 1024 x 768
Memória RAM: 2 GB
Conexão internet: 5 MB